Astrologia: o que é profecção e como saber disso pode te ajudar a ter um ano melhor



Esse é um post mais técnico que exige um conhecimento básico de Astrologia. Nele, vou explicar de maneira simplificada o que é profecção e como podemos utilizar essa técnica da Astrologia tradicional para mapearmos os nossos ciclos e, assim, termos um ano mais alinhado com o que eles nos pedem.


A Astrologia tradicional é naturalmente preditiva e foi influenciada pela necessidade que se tinha de saber com antecedência o que aconteceria, pois disso dependia a própria sobrevivência humana em uma época de recursos escassos e nível de consciência mais baixo.


A técnica de profecção foi uma dessas técnicas originadas ali e, hoje, pode ser usada para observarmos melhor nossos ciclos e, somada a outras técnicas preditivas como a Revolução Solar e a Firdaria, nos dão direcionamentos importantes a cada ano pessoal marcado pelo nosso aniversário.


Na profecção, avançamos um signo por ano, a partir do Ascendente, desde o nosso nascimento, não importando o grau em que inicia a casa natal, já que estamos falando aqui de signos inteiros (uma casa = um signo).


Por exemplo: se meu Ascendente começa em 28 graus de Virgem, a minha casa 1 toda será em Virgem (para o método da profecção), a casa 2 será em Libra, a casa 3 em Escorpião, e assim consecutivamente, o que ajuda no caso de ter um signo interceptado (que não é cortado por nenhuma casa).


Levando isso em conta, a profecção seria a mudança do signo ativo a cada ano, a partir do Ascendente. Na tabela abaixo, retirada do blog Astrologia na Era de Aquário é possível saber todos os signos profectados de acordo com a idade:



Como interpretar a tabela? Olhando a partir da idade: se eu tenho 20 anos, o signo profectado no meu mapa será o nono (signo 9) a partir do Ascendente. Considerando o mesmo exemplo do Ascendente em Virgem, o nono signo seria Touro. A contagem leva em conta o Ascendente como primeiro sempre e conta os signos a partir dele (mesmo que estejam interceptados).


Sabendo o signo profectado de determinado ano (que vale da data de aniversário até a próxima), eu vou olhar para os assuntos da casa onde o signo está (nesse vídeo eu explico melhor o que significa cada casa), para o signo regente (no caso de Touro, Vênus) e se existem planetas ali. Tudo isso vai fornecer direcionamentos para o meu ano, porque é como se houvesse um holofote iluminando aquele signo, a casa onde ele se encontra e os assuntos que ela aborda.


Os planetas envolvidos (o regente e os que se encontram no signo profectado ou casa em que ele está) vão dar mais detalhes daquilo que precisamos focar no ano em questão. Outro ponto importante a ser observado são os trânsitos durante o ano ativando aquele signo, como mensalmente quando a Lua passar por Touro (usando o exemplo) ou outro planeta no céu atual passar pelo signo em questão.


Vou dar o meu exemplo pessoal: no ano de 2021 estou com Peixes profectado, e ele se encontra na minha casa 12, que fala de reclusão, solidão, processos mais profundos do inconsciente como medos e autossabotagens, além de espiritualidade e conexão com a intuição. Eu tenho Sol, Mercúrio e Júpiter em Peixes no meu mapa natal, então essa é uma casa movimentada para mim (o que pode indicar um ano mais movimentado também, nesse caso, internamente). Além disso, Júpiter entrou em Peixes em 13/05 e ficou até 28/07 ali, depois ele vai entrar novamente em 31/12 e ficar até o meu próximo aniversário em 2022. Essa é a parte ténica.


Interpretando esses dados a partir da minha auto observação: eu estou morando num lugar isolado atualmente, no meio das montanhas no sul da França, longe da minha família e amigos, passo o dia todo sozinha em casa, o que eu amo (tenho Vênus em Áries na casa 12), mas também percebo que a tendência a me isolar, natural do meu mapa natal, às vezes acaba me deixando ansiosa e com tendência a ficar mais fechada comigo mesma também, então é algo que preciso ficar sempre atenta para não "passar do ponto". Inclusive esse ano eu saí do Instagram pois estava me sentindo sobrecarregada e cansada de tanta exposição (justamente porque ativou meu Sol na 12 que gosta de viver recluso e anônimo, trabalhando nos bastidores).


Com Júpiter entrando em Peixes e ativando meu Júpiter natal, além de ser o regente do signo profectado do ano, percebi que fiquei ainda mais sensível (no bom e "mau" sentido) e intuitiva. Tenho me sentido um pouco perdida (ativação do meu Mercúrio retrógrado em Peixes) e refletido sobre o que realmente quero da vida e o que faz sentido manter e buscar. Além de ter acessado questões profundas e inconscientes que sei que preciso, finalmente, ressignificar e deixar ir. Meus medos têm estado mais presentes, mas minha intuição mais forte também tem me direcionado em como lidar com eles.


Tendo conciência que Peixes é o último signo e ativa minha casa 12 esse ano, significa que a partir do próximo aniversário entrarei numa profecção ariana e ela vai ativar a minha casa 1, o meu Ascendente, indicando um novo ciclo começando. Desse modo, esse ano pode indicar processos de finalização necessários para que um novo ciclo se apresente e inicie na hora adequada.


Todas essas percepções estão me ajudando muito a lidar com os momentos de confusão, ansiedade e incertezas que a profecção pisciana está me trazendo. Somando o conhecimento técnico da profecção com a auto observação, estou conseguindo passar por essa fase com mais clareza e confiança, tirando o melhor de tudo o que está acontecendo.


Para mim, a Astrologia é uma ferramenta incrível de autoconhecimento e me ajuda muito sempre a viver mais alinhada com meus ciclos e com o pedido da minha alma de evoluir cada vez mais. Foi por estar tirando muito proveito dessa técnica específica que senti de compartilhar aqui com quem quiser estudá-la e aplicá-la também.


Espero que tenha dado para entender bem o conceito de profecção na Astrologia e que você consiga utilizá-lo na sua vida a partir de agora. Se tiver qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que responderei com o maior prazer.


Se quiser, pode me contar também qual é o signo profectado do seu ano atual e como você percebe a influencia dele no que está vivendo nesse momento.


Seguimos juntos e juntas nesse caminho lindo de autoconhecimento!