Energias de Setembro


Estamos nos encaminhando para a reta final de 2021. Faltam oficialmente 4 meses para o ano acabar e outro se iniciar. Percebemos, olhando por esse lado, que a vida acontece em ciclos, mesmo quando estamos nos referindo ao calendário gregoriano. Com a Astrologia acontece da mesma forma, a cada movimento dos astros pelo zodíaco, um novo ciclo se inicia para que possamos viver novas histórias ou, ainda, as mesmas histórias de uma nova forma.


Nesse mês, temos a energia de Virgem prevalecente, com o encontro do Sol e da Lua acontecendo ali (Lua Nova). Isso indica um momento de foco no planejamento, e em desenvolvermos a disciplina para buscarmos o que ressoa com a nossa alma. Tudo o que é prático e concreto estará favorecido, mas devemos nos lembrar que tudo começa com uma ideia, um sonho ou um desejo em nosso coração. São eles que devem nos guiar e conduzir numa boa direção.


Abaixo, trago algumas informações sobre as datas mais importantes do mês:


02/09: Marte em Virgem faz aspecto desafiador (oposição) com Netuno retrógrado em Peixes e podemos sentir maior desmotivação e tendência à procrastinar, ou nos sentirmos cansados, confusos ou perdidos. Por isso, pegue leve e evite cair na autocobrança, ativando um pouco mais de autodisciplina mas sem se punir se não conseguir.


04/09: Mercúrio em Libra faz bom aspecto (trígono) com Saturno retrógrado em Aquário e conseguiremos pensar com mais clareza sobre o que realmente queremos daqui para frente. Ótimo aspecto para estudos e troca de ideias.


06/09: a Lua Nova em Virgem acontece com vários outros aspectos no mesmo dia, envolvendo outros planetas, e traz uma nova abertura e uma grande oportunidade de fazermos diferente, curando velhas feridas e que nos seguram sempre no mesmo lugar. Para isso, precisamos saber quais são essas feridas e porque elas nos impedem de avançar. A auto avaliação sincera será muito valiosa.


10/09: Vênus entra em Escorpião e pede mais profundidade em nossas relações e pode trazer mais intensidade na busca pelo prazer, cuidado apenas para não se perder e acabar se viciando na dor e no sofrimento, buscando inconscientemente por isso.


13/09: a Lua fica crescente em Sagitário e, como Júpiter, que rege esse signo, está retrógrado em Aquário, o pedido aqui é por revisão de tudo o que já quisemos um dia para o nosso futuro, para ver se isso ainda se alinha com o que desejamos realizar. Se sim, siga em frente, mas se não, é hora de ativar novos planos de vida.


14/09: Sol em Virgem faz aspecto desafiador (oposição) com Netuno retrógrado em Peixes e pode trazer uma sensação de confusão e dificuldade de agir e pensar de maneira concreta. Idealizar demais não será uma boa ideia, foque apenas no que for possível e realizável. No mesmo dia, Marte entra em Libra e ativa nossos relacionamentos, que estarão mais sujeitos a conflitos; além disso, o outro poderá exercer grande influência sobre nós e nossas ações.


16/09: Sol em Virgem faz bom aspecto (trígono) com Plutão retrógrado em Capricórnio nos fornece uma grande reserva de de força e poder para nos curarmos e agirmos de maneira estratégica.


17/09: Vênus em Escorpião faz aspecto desafiador (quadratura) com Saturno retrógrado em Aquário e pode trazer frustrações nas relações e um pedido por desapego de velhas questões.


20/09: a Lua Cheia em Peixes acontece com Júpiter, regente desse signo, retrógrado em Aquário, fazendo bom aspecto (trígono) com Mercúrio em Libra, o que pode indicar a chegada de novas e boas ideias, além de conversas (ou leituras) inspiradoras que poderão nos ajudar a lidar tanto com a intensidade emocional que uma Lua Cheia habitualmente traz quanto com as idealizações de uma Lua pisciana. Nem tudo é o que parece e essa Lua Cheia vai iluminar o que não estiver bem esclarecido.


22/09: o Sol entra em Libra no Equinócio de Primavera (Hemisfério Sul) e Outono (Hemisfério Norte), inaugurando uma nova fase do ciclo anual das estações e trazendo um pedido para, daqui para frente, olharmos para tudo o que está desequilibrado em nossa vida buscando justamente restabelecer o equilíbrio perdido. No mesmo dia, Mercúrio em Libra faz um aspecto desafiador com Plutão retrógrado em Capricórnio e pode trazer conflitos necessários para que tomemos consciência do que está em desequilíbrio.


23/09: Vênus em Escorpião faz aspecto desafiador (oposição) com Urano retrógrado em Touro e avisa que desapego e mudanças fazem parte da vida. Deixar partes nossas morrerem para outras renascerem é sinal de sabedoria.


25/09: Marte em Libra faz bom aspecto com Saturno retrógrado em Aquário e indica que ações em conjunto e parceiras podem trazer bons resultados, principalmente a longo prazo. Não apresse nada, mas faça a sua parte, sem esperar tanto do outro ou fazer a parte dele.


27/09: Mercúrio fica retrógrado em Libra até 18/10 e pede revisão do nosso diálogo com o outro, buscando o equilíbrio nas nossas relações. Com Vênus, regente de Libra, passando pelo signo de Escorpião, é preciso ser mais profundo e expor nossos sentimentos, sem ficar apenas na superfície e dizendo apenas o que vai agradar.


28/09: a Lua fica Minguante em Câncer e pede que fechamentos importantes em relação ao passado aconteçam antes de um novo ciclo começar na Lua Nova em Libra mês que vem.


29/09: Vênus em Escorpião faz bom aspecto (trígono) com Netuno retrógrado em Peixes ao mesmo tempo em o Sol em Libra também faz bom aspecto com Saturno retrógrado em Aquário, indicando um momento muito positivo para compromisso com um romance ou inspiração artística.


30/09: Vênus em Escorpião faz um aspecto desafiador com Júpiter retrógrado em Aquário e pede cuidado com a carência e todos os tipos de excesso.


Como deu para perceber, será um mês bem movimentado no céu, o que pode gerar muita movimentação em nossa vida também. Se vamos permitir e aprender a fluir, ou se vamos resistir e nos apegar, é o nível de consciência de cada um quem dirá. O importante é saber que tudo o que acontece é para o nosso bem e para o desenvolvimento do nosso Ser, para que possamos nos tornar cada vez mais nossa versão mais elevada.


Se você quiser ajuda nesse processo, acessando um material especial que preparei tanto para a Lua Nova em Virgem quanto para a Lua Cheia em Peixes, além de uma Live que farei dia 25 sobre Cocriação Consciente, convido você a conhecer meu projeto "Cocriando com a Lua" clicando aqui e, assim, fazer parte dessa linda egrégora.


Desejo um mês de setembro maravilhoso para todos vocês!